Reabilitação estético funcional em incisivos superiores pós ortodontia

INTRODUÇÃO
A inovação constante na odontologia promove a integração entre especialidades e procedimentos na busca do melhor resultado para o paciente. Em alguns casos a ortodontia bem conduzida proporciona condições mais adequadas para a reabilitação estético funcional em pacientes que antes não apresentavam esta condição. É responsabilidade do profissional avaliar as condições oclusais e o posicionamento dos elementos dentais nas arcadas superiores e inferiores antes de realizar tratamentos restauradores estéticos, seja com o uso da resina composta ou de técnicas indiretas.
DISCUSSÃO
Dentro do planejamento de restaurações estéticas anteriores, o clareamento dental antes do processo restaurador é determinante para o resultado estético em dentes escurecido(1) . A cor do elemento dental é um tópico importante não somente para o profissional que deseja selecionar a cor correta para restaurações estéticas ou procedimentos de clareamento dental mas também para pacientes e consumidores que desejam aperfeiçoar o seu sorriso(2).Apesar do uso indiscriminado de clareadores comercializados nas drogarias (OTC), temos percebido que os resultados obtidos em casos conduzidos por profissionais que promovem soluções em clareamento dental voltados a individualização do tratamento

por controle de concentração e posologia têm apresentado melhor resultado com menor incidência de efeitos colaterais(3).Dentre as técnicas utilizadas pelos profissionais, o uso associado de peróxido de hidrogênio a 38% ou 35% e peróxido de carbamida 10%, apresenta bons resultados e, desde que o tempo de exposição seja controlado, é baixa a incidência de efeitos colaterais. A técnica apresenta o mesmo resultado clínico mesmo quando não são utilizadas fontes de luz como laser/led, que, se utilizados de forma inadvertida, podem aumentar a sensibilidade em função do aumento da temperatura intrapulpar(4). A técnica acelera o clareamento na primeira semana, mas pode apresentar resultados semelhantes a outras técnicas após o término(5).
Procedimentos restauradores devem ser realizados após um período de sete a vinte um dias em função de estabilidade de cor e liberação do oxigênio residual que impede a melhor performance adesiva. Após este período os resultados de longevidade e pigmentação periférica de restaurações em resinas compostas são mais favoráveis pela obtenção de um melhor procedimento adesivo.
CASO CLÍNICO
O caso clínico apresentado mostra o passo a passo da técnica restauradora pós-ortodontia com o preparo prévio da cor dos elementos dentais para um melhor resultado estético e enceramento diagnóstico para determinação correta de guias e volume vestibular.

AUTORES

Dr Marcelo Rodrigues Alves
Dr Álvaro Augusto Junqueira Júnior
Veja o PDF

Agende seu horário

Entre em contato por email ou pelo nosso WhatsApp

AGENDE AGORA