Desafios em Odontologia: Laminado cerâmico unitário em incisivo central escurecido


INTRODUÇÃO

A Odontologia nos apresenta desafios que tornam-se cada vez mais complexos em função das necessidades estéticas e nível de detalhamento exigidos pelos nossos pacientes. Somos questionados por décimos de milímetros, detalhes sutis em anatomia ou nuances de matiz e valor quase imperceptíveis. Esta é a função do profissional especializado na área, característica esta que difere a dentística da estética dental de alta performance.
Estas mínimas diferenças ornam-se mais visíveis em trabalhos que envolvem elementos unitários em áreas de impacto estético como nos incisivos centrais. Alguns casos relatados sugerem o trabalho estético bilateral em dentes adjacentes para diminuir as diferenças e favorecer princípios de semelhança e proporcionalidade.
Apesar de concordar com a facilidade de solução do caso, o custo biológico é incomparável ao resultado estético, portanto faz-se necessário o conhecimento de técnicas que possam colaborar com a busca de resultados mais adequados estética e biologicamente.
Adequar ciência e demanda dos pacientes no que tange valores e prazos necessita de uma excelente performance de técnicos de prótese dentária além de materiais e equipamentos adequados para tal o que faz com que o profissional responsável tenha habilidade de gerenciar a tríade odontólogo-técnico-paciente.

CASO CLÍNICO

O caso apresentado é de um paciente sexo masculino, 29 anos, apresentou-se a nossa clínica particular com escurecimento severo do elemento 21 devido a não remoção completa de material obturador da câmara pulpar. Em função do grau de escurecimento, do tempo disponível para o tratamento (18 dias) e do objetivo do tratamento (enlace matrimonial, noivo), indicamos duas alternativas sendo uma de clareamento interno e outra de execução de laminado cerâmico. O paciente em função de longevidade e segurança optou pela técnica descrita a seguir, que convergiu para a nossa indicação.
Foi realizada a cirurgia de acesso com o objetivo de remover o material obturador e provisório presente na câmara pulpar. Como houve um pequeno desgaste, sem comprometimento de paredes internas e deixada uma adequada espessura de dentina, optou-se por reconstruir em resina composta (Opallis – FGM) a 2 mm da linha amelo cementária. A porção radicular do preparo foi restaurada com uma resina opaca (opaque pearl) com o objetivo de indicar o conduto radicular em possível caso futuro de retratamento. A finalização do procedimento restaurador foi realizado com a cor DA2 e EA2.
Como o objetivo do procedimento indireto era puramente estético, a escolha da técnica de preparo teria que priorizar o espaço necessário para a cobertura do conjunto cerâmica / cimento pudesse atingir o objetivo. A cerâmica de eleição neste caso foi a Noritake EX-3 Screening, indicada para dentes com grau de manchamento.
Devido a estas características e a necessidade de estratificação incisal, optou-se pelo desenho de preparo incisal de 90 graus, o que facilitou a execução da técnica de estratificação, além de ser a técnica com maior resistência1.
O preparo vestibular possibilitou um laminado de cerâmica feldspática de aproximadamente 1mm, o que poderia garantir o total mascaramento do substrato. O fato é que a técnica de cimentação também influencia no resultado estético final do procedimento, o que fez com queo uso de pastas try-in fossem determinantes para a escolha da cor correta a ser utilizada na cimentação fotopolimerizável (Allcem Veneer – FGM)2


CONCLUSÃO
Com estas duas características, nos chamou a atenção a necessidade de trabalharmos com fotopolimerizadores que apresentassem irradiância adequada para atravessar a cerâmica e gerar a fotopolimerização do cimento por completo. O binômio espessura/opacidade demandam uma potência de irradiância do aparelho a partir de 1200mw/cm2.
O aparelho utilizado neste caso(VALO – Ultradent) apresenta 3 potências que podem ser indicadas ( 1200, 1500 e 3200 mw/cm2).
Desta forma poderiamos ter certeza do sucesso do procedimento3.
O passo-a-passo da técnica é descrita a seguir:

AUTORES

Dr Marcelo Rodrigues Alves
Márcio Pessica
Veja o PDF

Agende seu horário

Entre em contato por email ou pelo nosso WhatsApp

AGENDE AGORA